O personagem Fantasma surgiu em uma tira de jornal em 17 de fevereiro de 1936, foi criado por Lee Falk, era um herói mascarado com roupas características que atuava nas aventuras de um país Africano fictício chamado Bengalla. As histórias eram publicadas nos jornais diariamente. Em 1939 passou a ser publicada aos  domingos, em cores e perdurou a até 2006. No Brasil o personagem foi publicado pela primeira vez em 12 de março de 1936 nos encartes semanais de O Correio Universal (RJ) e em 2 de dezembro de 1936 na Gazetinha, do jornal A Gazeta(SP).

O Fantasma
O Fantasma –  Reprodução/King Features Syndicate.

O Fantasma conta com a sua inteligência, força e imortalidade de renome para derrotar seus inimigos. Possui dois animais como aliados: Capeto, o lobo  e Herói, o cavalo. Kit Walker, o verdadeiro nome do Fantasma dos séculos XX e XXI vive na Caverna do Crânio.

The Phantom Ghost Who Walks Purple Comic Best
Fantasma, Herói e Capeto. Ao Fundo vemos a Caverna do Crânio.

A origem do Fantasma surge na época das grandes navegações quando um navio inglês é atacado por piratas chineses e naufraga. Apenas um sobrevive, seu nome é Christopher Walker, ele é socorrido por uma tribo de pigmeus africanos chamada Bandar. Após se recuperar, Christopher Walker revoltado com a morte de seu pai pelos piratas chineses, encontra o crânio do seu progenitor e faz o famoso juramento: “Eu juro dedicar minha vida à destruição da pirataria, da ganância, da crueldade e da injustiça, em todas as suas formas! Meus filhos e os filhos deles me seguirão!”

Origem Fantasma
Origem do Fantasma.

Uma curiosidade das histórias do Fantasma é que dependendo onde foi lançado, o uniforme colante do herói mudou de cor. A cor roxa original foi padrão em muitos países, o vermelho era usado na Itália, Espanha e Brasil, o azul na  Escandinávia e o uniforme marrom na Nova Zelândia. Essas variações ocorreram por muitas vezes devido a impossibilidade da gráficas de reproduzir o tom roxo oficial.

Os temas principais das histórias do Fantasma vão mudando ao longo do tempo e se adaptando as transformações da sociedade. Nas histórias já apareceram vários vilões de ambos os sexos e diversas etnias. No final dos anos 1970, por exemplo, as histórias começaram a ter como inimigos os ditadores, os direitos humanos e governos autoritários.

O Fantasma já apareceu em seriados, animações e longas metragens. Nas séries, a primeira aparição do espírito que anda foi no seriado de 1943 pela Columbia Pictures. No cinema demorou um tempo, em 1996, com Billy Zane no papel do protagonista.


Seriado Fantasma 1943 pela Columbia Pictures. | Filme The Phantom – 1996 | Desenho Animado Phantom 2040

Abaixo você pode conferir a nossa conversa sobre o Fantasma.

Dicas para complementar as ideias

 

Curiosidade do Filme O Fantasma de 1996

Seriado do Fantasma de 1943