Howard Phillips Lovecraft (1890 – 1937), conhecido por H. P. Lovecraft escreveu um dos livros que mais gosto do gênero de terror. Ele é um escritor estadunidense, que conseguiu revoluciionar o gênero literário de terror, atribuindo-lhe elementos fantásticos típicos dos gêneros de fantasia e ficção científica. O que mais gosto nos textos de Lovecraft é a escrita em primeira pessoa, ela me faz sentir muito mais próximo da história, essa maneira de narrar também me proporciona um melhor entendimento do texto possibilitando armazenar muito mais informações na minha memória.

Retrato de H. P. Lovecraft

O Chamado de Cthulhu é a sua principal obra, durante sua vida, Lovecraft teve um número relativamente pequeno de leitores. Porém , postumamente, com o passar das décadas, sua reputação foi se elevando e, atualmente, é considerado um dos escritores de terror mais influentes do século XX. Stephen King classificou o escritor como “o maior praticante do século XX do conto de horror clássico”.

O conto foi escrito em 1926 e foi publicado pela primeira vez na revista estadunidense Weird Tales (“Contos Estranhos”) em fevereiro de 1928.
Em O Chamado de Cthulhu,você é transportado para uma investigação sobre um ser extraterrestre,um dos “antigos”, que na mitologia “lovecraftiana“, seriam criaturas cósmicas, vindas à Terra antes desta abrigar a vida. A história tem muitos aspectos de mistério e suspense, misturando elementos mitológicos com investigações e casos de terror.

Logo no início Cthulhu é um tratado como um deus, sendo descrito no conto como um ídolo de argila com aspecto horroroso, quase indescritível, várias pesoas fazem um culto multimilenar dedicado a trazê-lo de volta. Segundo os contos esse retorno desencadearia o fim da Humanidade. Várias coisas estranhas acontecem e o principal personagem sai atrás de respostas. Juntamente com “A Cor que caiu do Céu – H.P. Lovecraft“, “O gato preto e outras histórias extraordinária – Edgar Allan Poe” O Chamado de Cthulhu está entre os meus 3 contos de Terror Fantástico preferidos.

É certo que qualquer fã de ficção científica e/ou literatura fantástica vai curtir ler essas histórias. Se você não leu nenhuma obra de H.P.Lovecraft, pode começar com O Chamado de Cthulhu, que você irá apreciar, nesse mesmo livro você encontra outros contos que ajudam a compreender melhor as ideias de Lovecraft.