Sábado à Noite | O Motorista De Táxi

Filmes baseados em história real são sempre difíceis de ver. Primeiro porque a realidade pode não chamar muito a atenção de quem gosta de uma boa ficção. E como o filme é ‘baseado’ em algo real, ou seja, é ficção, ou seja, não é real, mas é para refletir a realidade… ai é documentário. Como bom historiador, filmes que tentam retratar a realidade você se diverte com uma parte do cérebro e a outra você analisa o que é histórico e o que é ficção… Principalmente quando existe um ponto de vista bem específico de quem conta a história…

Mas esse gênero não deixa de ter sua qualidade e temos excelentes amostras pelo mundo afora…

E um, neste caso, é “O Motorista de Taxi”(Taeksi Woonjunsa) :

Conta a história de um repórter que contrata um taxista de Seul para leva-lo a cidade de Gwangju para registrar os acontecimentos, algo extremamente delicado e proibido na região… Pois a cidade esta tomada por militares que não querem que esse evento chegue ao público, principalmente para jornais internacionais. É a Revolta de Gwangiu ocorrida em maio de 1980, na Coréia do Sul.

Filme coreano excelente de 2017, que mostra diferentes pontos de vista do ocorrido e isso já é uma grande qualidade do filme que se compromete a contar uma história verídica.

Fica essa dica e um abraço paquidérmico.