No Instantes de Políticas trazemos as principais ideias dos grandes pensadores políticos da história. Começamos com as ideias de Confúcio, o pensador chinês que teve sua vida voltada para a política.
Para Confúcio, um soberano justo e sábio, influenciaria o seu povo a ser bom. Pense, o seu presidente ou líder é sábio e justo? Isso deixa os seus subordinados bons? E se ele for um crápula e imbecil? Isso torna o seu povo mal?
Comenta aí a tua ideia …
Confúcio acreditava que a paz e a harmonia poderiam ser alcançadas por meio da educação. Seu ensinamento, conhecido como Dà Xué (Grande Estudo), era um método amplo para a educação que abrangia a moral, a política, a economia, a história, a religião e a cura. A educação era a chave para melhorar a si mesmo e para melhorar a sociedade. Confúcio acreditava que as pessoas deveriam ser educadas no conhecimento dos Clássicos, na ética, na literatura, na poesia e na música. Ele acreditava que a educação deveria ser guiada pelos princípios e valores morais tradicionais, como a retidão, a justiça, a lealdade e a honestidade.
Abração e nos vemos no próximo post.