Passados 70 anos da morte de George Orwell, sua obra ficou disponível para domínio público. Dessa maneira, foi possível lançar a obra Fascismo e Democracia, que conta com a coleção de cinco dos brilhantes ensaios escritos durante a Segunda Guerra Mundial.
Os textos foram escritos durante os dias mais sombrios da Segunda Guerra Mundial. Ele nos trás princípios da democracia, o significado da literatura e da liberdade de expressão em tempos de violência e muitas outras reflexões sobre esse medonho período.
Para isso, Orwell oferece um retrato convincente de uma nação onde normas e ideais não podem mais ser considerados garantidos. Esses ensaios além de trazer o melhor da escrita de Orwell, também servem como lembretes para as atuais gerações da fragilidade da liberdade.
Sempre atemporal, os pensamentos de Orwell trazem nos ensaios temas atuais: como o que é fascismo?; as notícias falsas; a guerra cultural; e liberdade de expressão.
Com sua visão irônica do mundo, Orwell nos brinda nos seus ensaios as ideias de que há semelhança dos totalitarismos de esquerda e de direita, algo que até hoje é fruto das discussões políticas.

Se você tiver a chance de ler Fascismo e Democracia, aproveite! Ele vai deixar sua mente inquieta.