Segunda Gamer – 49 | Empatia, viva!

Na dica de game passada eu falei da empatia de viver o encanador bigodudo do Mario. A Nintendo parece ser especialista nisso na sua franquia: Mario, Link, Samus, Ash e muitos outros…

Mas uma das experiências de empatia mais forte, no mundo dos games, foi sem dúvida nenhuma, o jogo PIKIMIN 2 do Nintendo Wii e Game Cube…

Você é um astronauta chamado Olimar e tem que buscar “tesouros”(objetos comuns do dia-a-dia) que são valiosíssimos no minúsculo mundo do personagem. Para garantir os objetivos você conta com criaturinhas chamadas Pikmins que têm diferentes características segundo sua cor e plantinha… Você cria seu exército de criaturinhas e literalmente os joga para a batalha. Seja para carregar os objetos ou lutar com animais diversos, centenas de Pikimins morrem nas suas mãos. Por mais que você plante novos elementos para seu exército, parece que nunca mais você vai esquecer daquele que deu a vida para salvar a sua… O jogo tem uma mecânica extraordinariamente diferente  e um desafio que cresce junto com a curva de aprendizagem de maneira afinada  e prazerosa e acredito ser obrigatório para quem gosta de experiências novas em games.

Fica a dica PIKIMIN 2, ou qualquer outro Pikimin que chegar na sua mão. Exercitar a empatia sempre é uma dica boa para qualquer situação.

 

Abraços paquidérmicos…