Sábado à Noite – Ao contrário!

Mais um Sábado à Noite saindo domingo pela manhã… Tudo ao contrário, tudo ao contrário…

E aproveitando a deixa da piada infame, a dica de filme de hoje é “A cor da Fúria” de 1995. Um filme com John Travolta que conta a história de um Estados Unidos de uma realidade alternativa, onde o brancos são minorias e os negros a cor cultural, social e economicamente mais privilegiada. Apesar de passar na América do norte, aqui não fica muito longe não e o filme se encaixa perfeitamente nos conceitos de preconceito de cor e etnia que ainda é abundante por aqui.

Branco, pobre, desempregado e vítima de preconceito, o personagem de Travolta se rebela contra seu antigo Patrão e coloca toda a fúria de sua discriminação e sua indignação social na figura de quem o demitiu. O filme é muito legal na parte que mostra como a predomínio da cor branca da pele é presente na nossa sociedade. É um excelente filme para repensar o que você acha normal, não é tão correto assim como você pensava… 

A minha lembrança de espanto ( e de clareza )de como há essa diferença que, até então na minha ingenuidade, parecia normal é ver no filme que TODOS os brinquedos e desenhos de super heróis era de pessoas de cor negra. Esse filme deixa bem evidente em muitos detalhes da dominância cultural\social da etnia branca. Um excelente filme para se pensar e discutir com colegas, amigos, filhos ou alunos sobre a discriminação e preconceito que ainda nos inunda e suja a raça humana.

Abração paquidérmicos e até a próxima (que espero que seja no sábado (^_^))